soluções para condomínio

Confira as 5 principais soluções inteligentes para condomínios

Devido às diversas ferramentas desenvolvidas por meio do avanço da tecnologia, otimizar a gestão condominial em todos os aspectos já é algo possível. No entanto, é importante conhecer as principais soluções inteligentes para condomínios para escolher as opções mais adequadas e tornar mais eficientes os diversos processos que envolvem os prédios, além de reduzir os custos.

Pensando nisso, separamos 5 modelos que têm proporcionado vantagens para a gestão. Confira!

1. Iniciativas sustentáveis

Apostar em iniciativas sustentáveis é necessário para evitar desperdícios e alcançar uma administração efetiva e econômica. Existem diversas medidas que podem ser implementadas, por exemplo:

  • aproveitamento da água da chuva para a limpeza das áreas comuns do condomínio;
  • instalação de sensores automáticos de iluminação nos ambientes comuns, fazendo com que as lâmpadas só acendam quando alguém está presente no local, evitando o gasto desnecessário de energia;
  • captação de energia solar para ser usada em áreas sociais;
  • elevadores ecoeficientes, que produzem energia enquanto o equipamento está em movimento, entre outros.

2. Portaria remota

A portaria remota é um modelo de tecnologia que usa vídeo e áudio para monitorar o acesso de pessoas ao condomínio. Essa medida evita a contratação de colaboradores para cuidar da entrada de veículos e moradores no condomínio, minimizando os gastos com pagamento de salários, encargos trabalhistas e benefícios. Também impede que os funcionários noturnos se distraiam ao longo da jornada e se percam no monitoramento.

O sistema funciona da seguinte forma: uma central externa realiza o acompanhamento do acesso de indivíduos 24 horas por dia, à distância. O processo de autorização e liberação de acesso é realizado por meio de um software, garantindo que os profissionais façam, de forma remota, os procedimentos preventivos capazes de impedir entradas indesejáveis.

3. Monitoramento de segurança

Entre as opções de soluções inteligentes para condomínios, também vamos falar sobre o monitoramento de segurança. Esse sistema é baseado na análise das imagens dos aparelhos, onde problemas indicados pelos moradores são avaliados com o intuito de identificar alguma irregularidade que possa servir de alerta para os funcionários responsáveis pela segurança do prédio.

Dessa forma, ele poderá fazer uma averiguação minuciosa e acionar as autoridades se necessário. Esse monitoramento pode ser feito por meio de câmeras de segurança, drones, entre outros equipamentos que possibilitam a visão em curtas e longas distâncias, sem gerar desconfianças.

4. Automação da gestão condominial

Diversas são as tarefas que fazem parte da administração de um condomínio. Com a implementação de uma ferramenta tecnológica completa, é possível automatizar algumas atividades que hoje demandam muito tempo dos síndicos e administradores, por exemplo, o controle das normas do edifício, gerenciamento do quadro de funcionários, elaboração de relatórios financeiros, monitoramento das áreas comuns, entre outros.

Ao utilizar essas soluções, sobra mais tempo para que os responsáveis pela gestão possam cuidadas de outras funções relevantes para o funcionamento adequado do condomínio.

5. Identificação biométrica

A biometria pode ser implementada para liberar o acesso de moradores ao prédio. Ela funciona por meio da leitura da impressão digital ou da retina e da íris. Assim, só poderão acessar o prédio as pessoas cadastradas no sistema. Nesse caso, a entrada dos visitantes precisa ser liberada pelo morador do imóvel.

Essa é uma opção muito segura, tendo em vista que, caso um morador se mude ou algum funcionário deixe de trabalhar no local, basta desfazer o descadastro da sua biometria do sistema. Isso evita problemas que poderiam ser causados com a realização de cópias de chaves, cartões de acesso ou senhas.

Conseguiu perceber a importância de investir em soluções inteligentes para condomínios? Para aprimorar a gestão, você também pode contar com os benefícios de ter a Condominizar como parceira, já que se trata de uma solução que tem como propósito atender diversas demandas de maneira eficaz, por meio de uma interface exclusiva para o acesso dos moradores do condomínio por meio de diversos dispositivos.

Este conteúdo foi útil para você? Então, assine agora mesmo nossa newsletter e receba todos os nossos posts na sua Caixa de Entrada!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.