condominizar

Quais são as especificações do centro de custo para condomínio? Entenda!

Entender como funciona o centro de custo para condomínio e como isso afeta o dia a dia se for feito corretamente é essencial, tendo em vista que esse tipo de administração não é uma tarefa simples, pois envolve várias atividades, assuntos e problemas. Entre eles, é preciso entender bem para onde vai a quantia arrecada todos os meses com as taxas e, assim, garantir o pagamento de todas as contas, realização de melhorias, manutenções, entre outros.

Para ajudar em uma melhor compreensão sobre o tema, elaboramos este conteúdo. Acompanhe!

O que é o centro de custo para condomínio?

O centro de custo é uma estratégia efetiva utilizada para manter o planejamento orçamentário do condomínio em dia. Nela, cada centro é segmentado e separado para facilitar a identificação da quantia necessária para arcar com as despesas, onde estão sendo aplicados mais recursos, entre outros aspectos que melhoram o controle financeiro do local.

Qual é a importância do controle financeiro para a gestão do condomínio?

Entender os principais centros de custo do condomínio possibilita uma visão mais ampla para a realização de uma gestão mais eficaz, que consiga sempre deixar as contas no azul e aumentar as oportunidades de novos investimentos. Também colabora para a identificação dos gastos condominiais e como o dinheiro está sendo aplicado.

Além disso, é possível fazer uma análise individual, que leve em consideração as especificidades de cada setor, viabilizando a tomada de melhores decisões. Entre os principais centros de custos para condomínio podemos citar:

  • transporte vertical: por exemplo, os elevadores, que têm um custo alto de manutenções;
  • gestão de pessoas: os funcionários podem compor a maior parte das despesas de um edifício;
  • energia: utilizada para a manutenção de portões eletrônicos e demais dispositivos de segurança, elevadores, iluminação das áreas comuns, entre outros;
  • água: levando em conta que seu consumo é inevitável;
  • gás: onde é possível fazer o acompanhamento do custo em relação a arrecadação;
  • fundos de reserva: já que é essencial saber quanto está sendo arrecadado mensalmente e como estes valores estão sendo aplicados.

Quais são as vantagens oferecidas pela Condominizar?

Por meio dos serviços disponibilizados pela Condominizar, a inserção de um bom centro de custo para condomínio pode trazer uma série de benefícios, como:

  • elaboração e emissão de relatórios gerenciais dentro de um determinado período;
  • maior controle sobre os recursos do condomínio;
  • geração de informação visual como parceiro, entre outros.

Além disso, é possível contar com um painel de gestão de condomínio, que apresenta dados e informações em tempo real, o que ajuda o administrador a cuidar de suas funções.

Esse painel também pode ser utilizado em reuniões e assembleias como uma ferramenta para prestação de contas e esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto, tornando o encontro mais transparente, dinâmico e produtivo. Conheça um pouco mais das suas funcionalidades:

  • fluxo de caixa: permite o monitoramento mensal da movimentação financeira das receitas e despesas;
  • balancete por centro de custos: simplifica a gestão, já que permite a visualização e análise de toda movimentação e saldos;
  • previsto x realizado: viabiliza uma averiguação precisa e a comparação mensal da previsão orçamentária com tudo que foi executado, incluindo as inadimplências.

Agora que você entende a importância do centro de custo para condomínio, o que acha de aplicá-lo agora mesmo e, dessa forma, usufruir de todos os seus benefícios e impactos positivos?

Deixe seu comentário aqui e compartilhe com a gente a sua opinião sobre o assunto!

Cogestão CondominialPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.